quarta-feira, 18 de abril de 2012

DIA NACIONAL DO LIVRO


Dia Nacional do Livro
O dia internacional do livro infantil é 2 de abril, data escolhida por ter sido o dia do nascimento de Hans Christian Andersen, o mais famoso escritor dinamarquês e quem "inicia" a literatura infantil. Seus livros foram traduzidos em quase todas as línguas, encantando crianças do mundo inteiro. Andersen nasceu em 2 de abril de 1805, falecendo em 1875.
O dia nacional do livro infanto-juvenil é comemorado em 18 de abril, porque nesse dia nasceu o criador da literatura infantil no Brasil, Monteiro Lobato. Ele traduziu e adaptou para as crianças os clássicos da literatura mundial, entre eles "As viagens de Guliver" e "Robson Crusoé".
O mais famoso seriado de televisão, o "Sítio do Pica-pau Amarelo", tornou conhecidos seus personagens literários: Emília, D. Benta, Narizinho, Pedrinho, tia Nastácia, Visconde de Sabugosa, entre outros.
José Bento Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, a 18 de abril de 1882, e faleceu em São Paulo em 4 de julho de 1948.
♥♥♥
Atualmente, centenas de ótimos escritores brasileiros seguem os passos do escritor paulista e, graças a eles, a produção literária infanto-juvenil no Brasil, se não supera, pelo menos se equipara à dos países do primeiro mundo.



Sugestões:
O LIVRO QUE QUERIA SER BRINQUEDO 
 (Sandra Aymone)
Fundação Educar DPascoal - Arquivo em PDF:

Caderno de histórias, poesias, lengalengas, adivinhas e canções
do Ministério de Educação de Portugal (2002):

                  "Um livro aberto é um cérebro que fala;
fechado, um amigo esquecido;
esquecido, uma alma que perdoa;
destruído, um coração que chora."

Ditado popular da Índia









www.Maynababy.com Gifs Animados

Nenhum comentário:

Postar um comentário